Bará

Rubens Fárias de Almeida

Leia sobre o Ilê na página "História do Ilê de Oxósse"

Bara exu

Lalupo!

Bará (de Obára – Dono do corpo) ou também chamado de Exu (Èsù – Esfera, aquilo que é infinito, que não começa nem tem fim) é um orixá muito bonito, sincretizado erradamente com o Diabo cristão. Pobre dos ignorantes que o tenham como uma força negativa, má, pois Bará é um orixá, uma energia absolutamente diferente da do terrível Diabo dos cristãos.

obara

Exu orixá, não deve ser comparado com o espírito de mesmo nome trabalhado em casas espíritas de Umbanda. Exu da Umbanda, apesar de ser chamado de orixá por alguns umbandistas, não é; e sim um espírito desencarnado, assim como os pretos velhos e caboclos de Umbanda.

Lode Ajelu lana Adague

A energia de Bará está no sexo, no tesão, no medo, na aversão, na falta de controle do ser humano. Também o encontramos na gargalhada gostosa, no riso e no nervosismo, enfim, nos sentimentos humanos sentidos por todos nós.

A paixão e o ódio desenfreados, a comunicação. É a solução dos problemas, os caminhos que escolhemos na vida. Está também nos mercados, nos locais fechados e cheios de gente. Bará é o Orixá mais humano, pois é ele que nos possibilita raciocinar, sentir, falar e controlar o nosso corpo.

Esu

Bará é o mensageiro dos orixás, é ele quem leva todos nossos pedidos aos demais orixás, por isso entre as oferendas, as de Bará devem vir em primeiro lugar, para que tudo ocorra bem.

O arquétipo dos filhos de Bará, é o das pessoas agressivas,  briguentas que não levam desaforo para casa. Mudam de opinião com frequência, e das que sentem necessidade de um melhor amigo. Pessoas capazes de inspirar confiança, mas que podem abusar dessa confiança mais tarde. Capazes de compreender os problemas dos outros e dar sábios conselhos. Muito inteligentes, possuem um pensamento rápido.

Uma resposta para “Bará

  1. GOSTEI MUITO DE SABER QUEM É O MEU EXU POIS O ARQUETIPO É SERMELHANTE AO MEU SOU DE AQUARIO TEVE UM EXU QUE DISSE MEU EXU ERA XAPANÁ MAIS COMECEI A ESTUDAR O ASSUNTO SOBRE O MESMO MAIS NÃO TEM NADA VER COMIGO FOI UMA POMBAGIRA SIGANA QUE FALOU O MEU EXU MAIS QUANDO LI A HISTORIA DE BARÁ VI QUEM REAMENTE É O MEU EXU APEZAR DE NUNCA TER VISTO ALGUEM RECEBER BARÁ E NUNCA TER FALADO COM ELE ELE TEM A MESMA CARATERISTICA MINHA OBRIGADO PELA ESTA EXPLICAÇÃO FOI A MAIS ESPLICADA ATE AGORA DOS ASSUNTO QUE EU ESTUDEI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s