Odé Otim

Rubens Fárias de Almeida

Leia sobre o Ilê na página "História do Ilê de Oxósse"

Otin

Okê Arô!

Odé (caçador) Otin (rio que embreaga), é o mesmo Orixá chamado Logunedé (Lógunède). O masculino e o feminino trabalhando juntos.

Ambos são a mesma energia. Dizem que Logunedé vive seis meses na água, comendo peixe; e seis meses na terra, comendo caça, sendo filho de Oxósse com Oxum. Apesar de suas energias possuírem uma forte ligação, Odé Otim (Logunedé) não devem ser comparados com Oxum e Oxósse, pois não são a mesma energia.

Logunedé

Loci Loci!

Odé Otim é a pura juventude. Os adolescentes, o namoro, as músicas, as conversas que os unem. A inexperiência de um adolescente. O primeiro beijo, primeiro abraço, o princípio do que é belo e duradouro. O início de um rio, da caça, da alegria, da juventude.

odé

O arquétipo dos filhos deste orixá, é o mesmo que o dos filhos de Oxósse e Oxum, pessoas que gostam da liberdade, e das coisas belas da vida.

2 Respostas para “Odé Otim

  1. Olá amigo !.
    Achei interessantíssimo seu comentário. Essa comparação direta de Odé/Otim com Logum edé.
    Mas afinal, esse orixá é Oboró ou Yabá ?. O chamaremos de pai ou mãe ?.
    Me esclareça por favor.
    Forte abraço.
    Muito Axé.

    • Olá João!
      Então, como disse, Odé Otin são dois Orixás, Odé (Ode, com pingo em baixo das letras O e do E, em yorubá significa caçador) e Otin (Òtìn, com pingo em baixo da letra O, é o nome de um rio que corre nas cidades Ìlorin e Ìbàdàn), seria uma divindade feminina. Aqui no Rio Grande do Sul, a maioria das casas de candomblé, de batuque, ou também chamadas de nação, não cultuam nem Logun Edé nem Oxóssi, e sim Odé e Otin. Seriam divindades caçadoras novas, que agem juntas, o masculino e o feminino trabalhando juntos, por isso postei comparando com Logun. Odé seria o masculino, e Otin o feminino. Como nosso Ilé fica no Rio Grande do Sul, postamos sobre Odé Otin também.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s